Nascida no segundo semestre de 2011, a chocomática foi um sucesso entre os alunos do colégio IEMANO. Após a realização das provas que para os alunos era uma brincadeira divertida e gostosa e ao mesmo tempo estava aprendendo todo o conteúdo programático que deveria ser passado. A chocomática pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso critico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania. Outra meta é que os alunos participantes possam descobrir na Matemática uma fonte de beleza e prazer intelectual, independente de suas futuras opções profissionais. Este projeto tem como ponto essencial envolver ativamente os professores de matemática estimulando-os na direção de seu aprimoramento pessoal e da excelência no ensino da Matemática. A chocomática quer descobrir alunos com talento para as áreas cientificas e tecnológicas e proporcionar-lhes condições de desenvolver suas habilidades matemáticas O primeiro Desafio da Chocomatica direciona-se em mobilizar professores e alunos para um processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. A fim de elaborar e analisar, com os próprios alunos estratégias para superar dificuldades apresentadas pelos alunos. Para isso é necessário fazer o aluno pensar produtivamente e nada melhor que apresentar situações problemas que o envolvam e desafiem e motivem a querer resolve-los. A proposta é desmitificar a ideia que a matemática é uma matéria difícil, arraigada na mente de nosso aluno, ao trabalhar de forma lúdica e prazerosa na construção de conhecimento, interagir com outros colegas e professores. Como também desenvolver um espirito competitivo, sadio e criativo na resolução de problemas, evidenciando que a matemática não é uma ciência pronta, mas sim uma construção continua do saber. Portanto, pretende-se sensibilizar os alunos de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação. Assim valorizar o potencial de raciocínio criativo dos alunos, ajudando-os a fazer uso do mesmo em outras áreas do conhecimento, incentivando e premiando os alunos que obterem os melhores resultados. OBJETIVOS ESPECIFICOS. - Contribuir para melhoria da qualidade do ensino. - Identificar Jovens Talentos nesta área do conhecimento. - Envolver alunos em atividades que envolvam o ensino da matemática de forma lúdica e prazerosa.
- Ensinar Matemática através de
desafios;
- Motivar o interesse e a curiosidade;
- Ampliar o raciocínio lógico;
- Desenvolver a criatividade;
- Melhorar a interpretação de texto;
- Propor ideias criativas;
- Observar e perceber coisas que não
são percebidas pelos demais;
- Aumentar a atenção e a concentração;
- Desenvolver antecipação e
estratégia;
- Trabalhar a ansiedade;
- Praticar as habilidades;
- Melhorar o relacionamento
aluno-aluno e aluno-professor;
- Estimular a discussão e o uso de
estratégias matemáticas;
- reduzir a descrença na auto capacidade de realização. METODOLOGIA O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do Ensino Fundamental, onde serão elaboradas diversas ações. No Desafio da Chocomatica será utilizado o método que envolve situações problemas para desenvolver raciocínio logico. Ela será aplica em dois Níveis de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos seguindo com a aplicação das provas em duas fases. O banco de questões utilizados no desafio da chocomatica, não vem substituir explanações teóricas das salas de aulas trabalhadas pelo professor, mas será uma ferramenta complementar. |
A chocomática pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania.
CHOCOMÁTICA 2012
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário