CHOCOMÁTICA 2012

Chocomática

 Para compreender a Matemática, a matéria mais temida pelos alunos desde as séries iniciais, no segundo semestre de 2011,conversando em sala começamos fazer brincadeiras envolvendo matemática e premiando com chocolates. Passaram-se algumas semanas eu percebi que os alunos começaram a enxergar a matemática de outra forma, ou seja, não tinha aquele medo pela disciplina e sim uma motivação para aprender e vencer. Assim eu e os alunos resolvemos criar uma olimpíada interna e assim nasceu a CHOCOMÁTICA Olimpíadas interna de matemática e em seguida surgiu a ideia de construir um Blog que funcionária como diário de bordo, onde os alunos jogam, comentam e compartilham suas impressões e opiniões sobre o que é desenvolvido e descoberto.

Nascida no segundo semestre de 2011, a chocomática foi um sucesso entre os alunos do colégio IEMANO. Após a realização das provas que para os alunos era uma brincadeira divertida e gostosa e ao mesmo tempo estava aprendendo todo o conteúdo programático que deveria ser passado.

A chocomática pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso critico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania.

Outra meta é que os alunos participantes possam descobrir na Matemática uma fonte de beleza e prazer intelectual, independente de suas futuras opções profissionais.

Este projeto tem como ponto essencial envolver ativamente os professores de matemática estimulando-os na direção de seu aprimoramento pessoal e da excelência no ensino da Matemática.

A chocomática quer descobrir alunos com talento para as áreas cientificas e tecnológicas e proporcionar-lhes condições de desenvolver suas habilidades matemáticas


O primeiro Desafio da Chocomatica direciona-se em mobilizar professores e alunos para um processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. A fim de elaborar e analisar, com os próprios alunos estratégias para superar dificuldades apresentadas pelos alunos. Para isso é necessário fazer o aluno pensar produtivamente e nada melhor que apresentar situações problemas que o envolvam e desafiem e motivem a querer resolve-los.

A proposta é desmitificar a ideia que a matemática é uma matéria difícil, arraigada na mente de nosso aluno, ao trabalhar de forma lúdica e prazerosa na construção de conhecimento, interagir com outros colegas e professores.

Como também desenvolver um espirito competitivo, sadio e criativo na resolução de problemas, evidenciando que a matemática não é uma ciência pronta, mas sim uma construção continua do saber.

Portanto, pretende-se sensibilizar os alunos de que bons resultados são conseguidos com esforço e dedicação. Assim valorizar o potencial de raciocínio criativo dos alunos, ajudando-os a fazer uso do mesmo em outras áreas do conhecimento, incentivando e premiando os alunos que obterem os melhores resultados.



OBJETIVOS ESPECIFICOS.

- Contribuir para melhoria da qualidade do ensino.

- Identificar Jovens Talentos nesta área do conhecimento.

- Envolver alunos em atividades que envolvam o ensino da matemática de forma lúdica e prazerosa.

- Ensinar Matemática através de desafios;

- Motivar o interesse e a curiosidade;

- Ampliar o raciocínio lógico;

- Desenvolver a criatividade;

- Melhorar a interpretação de texto;

- Propor ideias criativas;

- Observar e perceber coisas que não são percebidas pelos demais;

- Aumentar a atenção e a concentração;

- Desenvolver antecipação e estratégia;

- Trabalhar a ansiedade;

- Praticar as habilidades;

- Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;

- Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas;

- reduzir a descrença na auto capacidade de realização.





METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido com a participação dos alunos do Ensino Fundamental, onde serão elaboradas diversas ações.

No Desafio da Chocomatica será utilizado o método que envolve situações problemas para desenvolver raciocínio logico. Ela será aplica em dois Níveis de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos seguindo com a aplicação das provas em duas fases.

O banco de questões utilizados no desafio da chocomatica, não vem substituir explanações teóricas das salas de aulas trabalhadas pelo professor, mas será uma ferramenta complementar.






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário